segunda-feira, 8 de junho de 2009

As trocas modernas

Olá gente, boa tarde!!!

Bom, hoje eu estava estudando um pouco mais sobre a história do marketing, e gostei muito de ler um artigo, em que traduzia exatamente o que significa fazer marketing.
Muitas pessoas confundem essa palavrinha com algo semelhante a fazer propaganda, fazer comunicação ou fazer enganação. Não é assim que funciona.

Se traduzirmos a palavra marketing para o português seria: MERCADOLOGIA. O termo -logia significa estudo, portanto.... marketing é estudo dos mercados! Realizar o marketing nada mais é que realizar um estudo detalhado dos mercados, como funciona o interesse dos consumidores, como ele se comporta, qual a sua atitude na frente de uma decisão de compra. Para isso claro, existem diversas áreas, ramificações do marketing capazes de nos dar mais precisão no resultado.

O mais interessante de tudo, é como funcionam as evoluções. Quando eu digo que marketing é o estudo dos mercados, mercado aqui abrange tudo o que acontece para que haja uma simples tarefa,o ato de compra e venda. Estamos falando de uma área imensa que estuda simplesmente o ato de comprar e vender alguma coisa, produto ou serviço! A chamada "troca".
O sistema de troca iniciou-se desde os tempos primordiais.. todo comércio era baseado na atividade de troca de mercadorias... lá no tempo medieval. Antes mesmo de existir a moeda!
É fascinante perceber a evolução dos mercados lincados a uma existência tão antiga... por mais que haja todos os tipos de modernidades possíveis, tudo que está a nossa volta requer HISTÓRIA!

Enfim, o marketing moderno nada mais é que o estudo da troca moderna. É claro que o cenário atualmente modificou bastante em relação a época medieval... hoje em dia há uma competição e um bombardeio de mensagens e comunicação que a decisão de comprar um ou outro produto é informação importante demais. Portanto, para quem tinha a dúvida de saber o que é marketing, qual a sua real função nas empresas... aí está a resposta!

Valeu gente... Até mais!

L.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário