sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Merchandising x Tié-in

Olá Pessoal... hoje eu vim escrever sobre um assunto muito polêmico dentro do Mundo Promocional - a questão do Merchandising!


Muitas pessoas me perguntam o que é na realidade o Merchandising. E sempre, seguida dessa pergunta, se as inserções das marcas e produtos em novelas, cinemas e teatros são uma forma de merchandisingQue a verdade seja dita: Isso não é Merchandising!!!


Por definição, merchandising é TODA e QUALQUER atividade realizadas para alavancar o produto/marca EXCLUSIVAMENTE no ponto-de-venda.


Os produtos de beleza, marca de cerveja e outras coisas que vemos na televisão são chamados de Tié-in, que por definição diz respeito às ações de divulgação de uma marca/produto ou serviço inseridos em um contexto pago para exibição, normalmente TV.


O que aconteceu é que o termo se popularizou, inclusive as grandes emissoras de televisão possuem um departamento exclusivo de "merchandising", mas que na realidade realizam o trabalho de Tié-in.


Ok? Dúvida esclarecida!


Até mais...


L.C.

Nenhum comentário:

Postar um comentário